Agência Panafricana de Notícias

ONU convida sociedade civil africana a engajar-se na luta contra tráfico de droga

Dakar, Senegal (PANA) – A representação das Nações Unidas na África Ocidental apelou segunda-feira em Dakar, durante uma conferência de imprensa, às organizações da ociedade civil africana a engajar-se mais na luta contra o tráfico de droga e os crimes organizados no continente.

« Apelamos para uma grande mobilização da sociedade civil africana para denunciar o flagelo ligado ao tráfico de droga que não só afeta a saúde das populações, mas ameaça igualmente a segurança da sub-região », frisou o representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Ocidental, Saïd Djinnit.

O chefe da Organização das Nações Unidas na África Ocidental apela igualmente para um envolvimento de todos os Estados e das populações.

Segundo ele, os traficantes de droga utilizam cada vez amis a via marítima para transportar as suas mercadorias através dos países da sub-região oeste-africana.

« Não são submarinhos nucleares ou militares. Trata-se dos semi-submergíveis. Temos prova através das operações levadas a cabo nas regiões dos Grandes Lagos; a África Ocidental não é poupada por este fenómeno”, explicou.

Por seu turno, o diretor do Gabinete das Nações Unidas de Luta contra a Droga e Crime Organizado (ONUDC), Alexandre Smith, instou os Estados africanos a ajudar a ONU a melhor organizar a luta.

Ele defendeu uma luta com uma dimensão triangular entre os continentes americano, africano e europeu porque, lembra-se, « os cartéis da droga são de origens latino-americana e com destino europeu ».

-0- PANA COU/TBM/SOC/MAR/TON 21junho2011