Agência Panafricana de Notícias

ONU convida Haitianos à calma na aproximação das eleições

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- As Nações Unidas instaram sábado as populações haitianas ao respeito das regras eleitorais, após a publicação da lista final dos candidatos elegíveis às eleições presidenciais de Novembro próximo.
Dezanove candidatos foram declarados elegíveis pela Comissão Eleitoral Haitiana para participar nas eleições de 28 de Novembro próximo, ao passo que 15 outros dos quais o célebre músico de hip-hop Wyclef Jean foram desqualificados.
Um comunicado da ONU entregue à PANA em Nova Iorque indica que a Missão das Nações Unidas de Manutenção da Paz no Haiti (MINUSTAH) saudou a publicação da lista dos candidatos e comprometeu-se a facilitar a organização de eleições livres e transparentes.
"A NINUSTAH lançou um apelo aos candidatos e aos partidos políticos às eleições presidenciais e legislativas para o respeito das disposições da Lei Eleitoral", sublinhou.
Na véspera, a missão convidou todos os candidatos a fazer com que os desalojados sejam a sua principal preocupação em vez de interesses partidários ou pessoais", acrescentou.
A MINUSTAH fornecerá uma assistência a nível técnico e logístico e garantirá a segurança para a organização das eleições que se realizam após o sismo que destruiu este país das Ilhas Caraíbas em Janeiro último e fez mais de 200 mil mortos, ao passo que mais de um milhão 300 mil pessoas foram deslocadas.