Agência Panafricana de Notícias

ONU considera solução política na Líbia difícil mas não impossível

Tripoli, Líbia (PANA) - O enviado especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia, Bernardino Leon, considerou que uma solução política na Líbia é difícil, mas não impossível e chamou todos a adotarem o diálogo como meio de resolver a crise política.

Numa declaração de imprensa quinta-feira última, o enviado da ONU reiterou que o problema na Líbia não é legal mas político, sublinhando por isso a necessidade duma solução política.

"Queremos que todos os partidos em causa no país procurem uma solução. Nós, do nosso lado, estabelecemos contactos com partidos para a retomada do diálogo político com novas propostas embora a situação esteja difícil e a solução não evidente", indicou.

Explicou que a política das Nações Unidas é buscar uma solução política num contexto extremamente difícil e que a decisão do Tribunal Supremo de invalidar o Parlamento eleito a 25 de junho último, foi muito vaga.

Afirmou que peritos das Nações Unidas e da comunidade internacional se concentram-se na interpretação da situação institucional no país.

A Líbia está confrontada com uma crise profunda, com dois Governos, agravada pelo veredito do Tribunal Supremo que invalida o novo Parlamento reconhecido pela comunidade internacional.

Esta situaçâo conduziu a uma impasse a iniciativa de diálogo das Nações Unidas lançada a 29 de setembro último em Ghadamès, em Tripoli, e na qual participaram deputados rivais do Parlamento líbio.

-0- PANA BY/DIM/DD 21nov2014