Agência Panafricana de Notícias

ONU considera LRA ameaça para África Central

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Exército de Resistência do Senhor (LRA), um grupo rebelde ugandês, na África Central, continua a ser uma ameaça à segurança regional, particularmente para as populações na República Centroafricana (RCA) e na República Democrática do Congo (RDC), indica um responsável da Organização das Nações Unidas (ONU).

« A África Central continua preocupada com as atividades criminosas transfronteiriças, incluindo o comércio ilícito de produtos da fauna e da flora que financia as atividades dos grupos armados como o LRA », declarou quinta-feira em Nova Iorque o responsável da Representação das Nações Unidas para a África Central (UNOCA), Abdoulaye Bathily.

Informando o Conselho de Segurança (CS) da ONU sobre ameaças à paz e à segurança na região centroafricana, Bathily indicou que, desde o seu último relatório em novembro de 2014, a situação continua preocupante.

O campo de acolhimento para pessoas deslocadas de Batangafo, na RCA, está sobrepovoado, mais de 30 mil pessoas, e recebe diariamente centenas de pessoas que fugem das suas casas devido à violência, indicou o responsável onusino.

-0- PANA AA/AR/ASA/TBM/SOC/FK/DD 12junho2015