Agência Panafricana de Notícias

ONU condena retomada de combates em Trípoli e pede respeito pelo cessar-fogo

Trípoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) condenou a retomada dos combates em Tripoli, capital líbia, e pediu a todas as partes que respeitassem o acordo de cessar-fogo assinado sob a égide da organização mundial.

Num tweet publicado quarta-feira, a MANUL ressalta ser impossível continuar o processo de reforma enquanto a violência continuar, lembrando ainda que os habitantes de Tripoli pagam muito caro por essa situação.

Os combates recomeçaram terça-feira última na capital líbia, principalmente na periferia sul, onde soaram explosões, aterrorizando os habitantes desarmados.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou um balanço de pelo menos três mil e 845 famílias deslocadas após os confrontos de Tripoli iniciados a 26 de agosto último.

Precisou na sua conta oficial Facebook, quarta-feira, que 19 mil e 225 pessoas foram deslocadas após os confrontos na cidade capital líbia durante o mesmo período.

Segundo a OIM, a maioria das famílias deslocadas vem de áreas afetadas pelo conflito no sul de Tripoli.

Os subúrbios do sul de Tripoli foram palco, a 26 de agosto passado, de confrontos violentos com armas pesadas entre homens armados e Thowars (combatentes rebeldes líbios) de Tripoli.

A Missão onusina anunciou a assinatura de um acordo de cessar-fogo entre as partes em conflito que infelizmente foi reiteradamente violado com base em acusações recíprocas entre os beligerantes.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 20set2018