Agência Panafricana de Notícias

ONU condena recentes ataques da Boko Haram e uso de crianças kamikazes

New York, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou veementemente o ataque da Boko Haram, no norte da Nigéria, durante a última semana e os relatos de suspeitas crianças kamikazes que atacaram um mercado lotado no Estado de Borno, no nordeste do país.

Un comunicado da ONU indica que Ban Ki-Moon ficou consternado pelas informações segundo os quais centenas de civis foram mortos na cidade de Baga, no Estado de Borno, perto da fronteira com o Tchade durante a semana última.

"A situação na Nigéria e na região continua no topo da agenda do Secretário-Geral", indicou, notando que ele recebeu um relatório de que uma menina de 10 anos foi utilizada para fazer explodir uma bomba num mercado de Maiduguri, também no Estado de Borno, matando pelo menos 19 pessoas.

"Eu condeno veementemente o ato perverso nas mãos de terroristas da Boko Haram", declarou o chefe da ONU.

Ele também expressou a vontade da ONU de ajudar o Governo nigeriano e todas as pessoas afetadas bem como os estados vizinhos para acabar com a violência e aliviar os sofrimentos dos civis por todos os meios e recursos disponíveis.

-0- PANA AA/AR/MTA/DIM/IZ 12jan2015