Agência Panafricana de Notícias

ONU condena massacre de 36 pessoas na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), Ghassan Salamé, condenou com a maior firmeza a morte de 36 pessoas cujos corpos foram encontrados na região de Al-Abbiar, no leste da Líbia.

Os corpos foram encontrados algemados, com ferimentos por balas e lesões compatíveis com a tortura, precisa um comunicado divulgado da UNSMIL.

"Estou consternado por este crime vil. Peço um inquérito rápido, imparcial e eficaz para julgar os autores em tribunal", declarou o representante especial, acrescentando que "houve muitos casos dessa natureza ao longo dos últimos dois anos, mas sem responsabilização".

O representante especial lembra a todos que cometer, ordenar ou permitir a morte de prisioneiros "é um crime no Direito interno e internacional".

Quinta-feira passada, corpos de 36 indivíduos foram encontrados abandonados à beira da estrada entre Benghazi e Al-Abbiar, com sinais de tortura e impactos de balas, um indício de que foram vítimas duma execução extrajudicial.

O ato foi condenado pelas diferentes autoridades do país e pela classe política em geral que denunciaram todas "um crime odioso e covarde", pedindo que os autores sejam punidos.

-0- PANA BY/IS/MAR/IZ 30out2017