Agência Panafricana de Notícias

ONU condena escalada militar na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral da ONU e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), Martin Kobler, condenou a escalada militar na região do Crescente Petrolífero na Líbia que mancha o processo político e ameaça desencadear conflitos mais amplos.

Num comunicado divulgado terça-feira, Kobler sublinha que a prioridade imediata é reduzir as tensões, evitar novas perdas de vida e garantir que a infraestrutura nacional e os recursos naturais da Líbia estejam sob o controlo das autoridades legítimas.

Esta violência inaceitável no setor do crescente petrolífero mostra novamente a necessidade de todas as partes engajarem-se seriamente no processo político no quadro do acordo político da Líbia, disse.

Segundo ele, a ONU está pronta para acolher qualquer mecanismo inclusivo que agrupe todas as partes líbias, habilitadas e representativas, capazes de resolver os problemas que bloqueiam a aplicação do Acordo.

Só uma solução política negociada e inclusiva pode trazer a paz, a segurança e a estabilidade na Líbia, sublinhou Martin Kobler.

-0- PANA BY/TBM/MAR/IZ 07março2017