Agência Panafricana de Notícias

ONU condena bombardeamento de navio turco na Líbia e exige inquérito

Tripoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) condenou o ataque contra um navio turco ao largo da costa líbia no qual um marinheiro morreu e outros membros da tripulação ficaram feridos.

Num comunicado publicado segunda-feira à noite, a MANUL deplorou a perda de vida humana e apelou para um inquérito aprofundado sobre as circunstâncias deste ataque.

A MANUL exortou, no seu comunicado, todos os atores militares na Líbia à prudência na realização das suas operações e a tomar todas as medidas necessárias para evitar visar os civis e os bens de caráter civil, bem como as instalações durante o conflito em curso.

O Exército líbio justificou o bombardeamento do navio turco com acusação de ter violado a proibição de navegação do Exército imposta aos barcos na região situada entre Ras al-Tin, no leste de Derna, até à zona de Ras al-Hila, no oeste.

As autoridades militares líbias desmentiram igualmente o comunicado do Ministério turco dos Negócios Estrangeiros publicado segunda-feira e que afirma que o navio turco estava nas águas internacionais durante o ataque.

As relações entre o Governo líbio e as autoridades turcas deterioraram-se recentemente com acusações do Governo líbio reconhecido pela comunidade internacional contra a Turquia de apoiar as milícias armadas da « Fajr Libya », o que este país sempre refutou.

-0-PANA BY/BEH/SOC/FK/IZ 12maio2015