Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataques terroristas no centro-norte da Somália

Mogadíscio, Somália (PANA) – O representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas na Somália, Nicholas Haysom, condena com "veemência” os ataques terroristas cometidos segunda-feira última na cidade de Galkayo, no centro-norte do país, e na capital somalí, Mogadíscio,

Nenhuma agenda política pode ser avançada para justicar o assassinato cego de homens, de mulheres e de crianças inocentes, afirmou Haysim, igualmente chefe da Missão da ONU na Somália (UNSOM), aludindo a este incidente que matou vários civis, dos quais um dignitário religioso.

"Os ataques de hoje contra civis em Mogadíscio e Gakkayo demonstram o desprezo dos extremistas violentos relativamente ao caráter sagrado da vida humana", indignou-se.

Acrescentou que a ONU "está do lado do povo e do Governo somalis no que diz respeito à rejeição do terrorismo.

O grupo terrorista Al-Shabab reivindicou os ataques cometidos de segunda-feira de manhã contra um centro dirigido por Abdiweli Ali Elmi, líder religioso, no sul de Galkayo, segundo a UNSOM.

No início da tarde, do mesmo dia, um ataque com carro armadilhado ocorreu num mercado muito frequentado do distrito de Wadajir, em Mogadíscio, e um suspeito foi detido pelas forças de segurança somalis.

Apesar de terroristas de Al-Shabab (organização islamita e terrorista) terem sido expulsos de Mogadíscio, de outras cidades e de vários bairros, eles continuam a ser uma permanente ameaça, devido aos seus ataques mortíferos e constantes na cidade capital e noutras zonas do país.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 27nov2018