Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataques mortíferos de rebeldes no leste da RD Congo

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O emissário da Organização das Nações Unidas (ONU) na República Democrática do Congo (RDC), Martin Kobler, condenou sexta-feira um reinício de ataques mortíferos nos territórios do leste congolês atribuídos a um grupo rebelde das Forças Democrática Aliadas (FDA).

Num comunicado publicado no mesmo dia, Kobler verberou os ataques criminosos perpetrados na noite da 15 de outubro corrente nas localidades de Ngadi e Kadou, junto da cidade de Beni, na província de Kivu-Norte (leste).

De acordo com a a Missão de Manutenção da Paz da ONU na RDC (MONUSCO), durante estes assaltos, "extremamente violentos", pelo menos 20 pessoas morreram, e isto uma semana depois da morte em idênticas circunstâncias, de vários civis em Oicha, uma outra cidade de Kivu-Norte.

O emissário da ONU também reiterou o seu total apoio à MONUSCO e às autoridades locais nacionais nos seus esforços para neutralizar as FDA e seus líderes, libertar reféns restantes e restabelecer completamente a autoridade do Estado nas regiões afetadas.

"Apesar da frustração geral, convido todos a unirem aos nossos esforços para neutralizarmos todos os grupos armados", acrescentou, apresentando por outro lado as suas condolências às famílias das vítimas.

-0- PANA AA/VAO/FJG/DIM/DD 18out2014