Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataques de Boko Haram no noroeste da Nigéria

Nova Iorque, EUA (PANA) - O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condena os ataques perpetrados sábado último no nordeste da Nigéria por insurgentes presumíveis de Boko Haram para impedirem as celebrações de Aïd El Fitr, fim do Ramadão.

De acordo com a imprensa, explosões mataram dezenas de pessoas numa zona controlada pelo governo local, designadamente Damboa, no Estado do Borno, no nordeste do país.

"O secretário-geral ressalta que os ataques contra civis violam o direito internacional humanitário e pede que os responsáveis por este ataque sejam rapidamente levados diante da justiça", lê-se num comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Stephane Dujarric.

Nesta declaração, o SG da ONU expressou as suas condolências às famílias enlutadas, ao governo e povo da Nigéria, desejando rápidas melhoras aos feridos.

Por outro lado, Guterres reiterou a solidariedade das Nações Unidas para com países que combatem o terrorismo e o extremismo violento na bacia do Lago Tchad e na região do Grande Sahel em África.

-0- PANA MA/AKA/DIM/DD 19junho2018