Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataque-suicida contra mesquita nos Camarões

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou quarta-feira última o ataque-suicida perpetrado contra uma mesquita em Kouyape, aldeia situada na província do Extremo-Norte dos Camarões, na hora da oração matinal.

"Este ataque, perpetrado por presumíveis elementos da seita Boko Haram, fez pelo menos 13 mortos, dos quais o imame, e vários feridos », segundo um comunicado do porta-voz de Ban Ki-moon.

«O Secretário-Geral aperesenta as suas condolências mais sentidas às famílias das vítimas bem como ao Governo e ao povo dos Camarões e deseja uma pronta recuperação aos feridos », acrescentou.

Ban Ki-moon reafirmou igualmente o seu apelo para uma abordagem global para a prevenção e luta contra o flagelo do terrorismo e as suas causas profundas, em conformidade com o Direito Humanitário, os direitos humanos e dos refugiados.

Por outro lado, ele se congratulou com a realização duma Conferência dos Doadores da União Africana para a Mobilização de Recursos para a Força Mista Multinacional (MNJTF) a fim de lutar contra o grupo islamita e terrorista nigeriano de Boko Haram a realizar-se a 1 de fevereiro próximo em Addis Abeba, na Etiópia.

“O responsável da organização universal encoraja um apoio total a esta iniciativa », indica o comunicado.

-0- PANA MA/FJG/JSG/IBA/FK/DD 14jan2016