Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataque mortal contra cortejo da MINUSMA no Mali

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou com veemência o ataque ocorrido quinta-feira contra um cortejo de material logístico da Missão Multidimensional Integrada da ONU para a Estabilização do Mali (MINUSMA), em que três capacetes azuis tchadianos morreram e dois outros ficaram feridos.

Num comunicado lido pelo porta-voz das Nações Unidas, o Secretário-Geral da organização universal apresenta as suas sentidas condolências ao Governo do Tchad, mas também às famílias e aos próximos das vítimas e deseja rápidas melhoras aos feridos.

Segundo o comunicado, o cortejo viajava de Tessalit para Aguelhok, na localidade de Kidal, no norte do Mali.

"O Secretário-Geral da ONU reafirma que os ataques que visam os capacetes azuis das Nações Unidas podem constituir crimes de guerra, nos termos do Direito Internacional e pede que os seus autores sejam rapidamente julgados », sublinha o comunicado.

Instando o Governo e os grupos armados signatários a acelerar a aplicação do acordo de paz maliano, Guterres reafirmou que estes ataques "não afetarão a determinação das Nações Unidas de apoiar o povo maliano na sua busca de paz".

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 27out2017