Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataque às suas forças no Mali

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O representante especial do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e chefe da Missão Multidimensional Integrada da ONU para a Estabilização no Mali (MINUSMA ), Mahamat Annadif, condenou o ataque que deixou cerca de 20 pessoas feridas,  quarta-feira de manhã, contra as forças de manutenção da paz, no centro do país.

"Esta (quarta-feira) de manhã, por volta das 07:00, uma base temporária da MINUSMA, em Kerena, perto de Douentza,no Mali, ficou sob fogo direto e indireto. Durante o ataque, e de acordo com uma avaliação provisória, cerca de 20 soldados da paz ficaram feridos", escreveu na sua conta do Twitter o porta-voz da MINUSMA, Olivier Salgado.

Mahamat Annadif "condena veementemente este ataque cobarde contra as forças de manutenção da paz e assegurou que sejam tomadas todas as medidas para garantir que os feridos recebam os cuidados adequados", acrescentou.

Após a eclosão da crise maliana, em 2012, o Conselho de Segurança criou a MINUSMA através da sua resolução 2100, de 25 de abril de 2013.

A MINUSMA desdobrou no Mali 12.877 militares, mil 718 polícias e mil 180 civis (661 nacionais, 585 internacionais, 155 Voluntários das Noções Unidas).

-0- PANA TNDD/JSG/DIM/IZ 10fev2021