Agência Panafricana de Notícias

ONU condena assassinato de ex-ministra no Burundi

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o assassinato, quarta-feira, de Hasa Mossi, antiga ministra burundesa dos Assuntos Comunitários e membro da Assembleia Legislativa da África Oriental, na capital Bujumbura.

« Este ato vil apenas serve para exacerbar as divisões, enraizar a desconfiança desestabilizar o país », declarou Ban Ki-moon num comunicado divulgado quinta-feira, em Nova Iorque.

O chefe da ONU exprimiu igualmente as suas mais sinceras condolências à família de Mossi.

Ele reiterou a necessidade de intensificar os esforços visando encontrar uma solução negociada à crise no Burundi e apelou a todas as partes para participar plenamente e de boa fé no processo de paz liderado pela Comunidade da África Oriental (EAC).

« A Organização das Nações Unidas vai continuar a assistir o processo de diálogo conduzido pela EAC e o seu facilitador, o antigo Presidente tanzaniano Benjamin Mkapa », conclui o comunicado.

A imprensa relatou que Mossi foi abatida por desconhecidos perto da sua casa em Bujumbura.

A crise política no Burundi começou o ano passado, quando o Presidente Pierre Nkurunziza decidiu disputar um terceiro mandato, o que desencadeou protestos.

Até agora, terão morrido centenas de pessoas, enquanto mais de 240 mil outras fugiram do país e outras foram detidas.

-0- PANA AA/VAO/AKA/TBM/SOC/MAR/IZ 15 julho2016