Agência Panafricana de Notícias

ONU celebra Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) exortou terça-feira a comunidade internacional a fazer mais esforços na resolução do problema das pessoas de origem africana e deplorou a discriminação e a exclusão social de que muitos deles ainda sofrem apesar de a sua contribuição para a realização humana ser ignorada.

"A discriminação que as pessoas de ascendência africana fazem face é perniciosa", disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, numa mensagem por ocasião do Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial.

"Elas estão muitas vezes mergulhadas na pobreza por causa de certas doutrinas, apenas para poder usar a pobreza como pretexto para os excluir ainda mais. Muitas vezes, elas não têm acesso à educação por causa dos preconceitos apenas para poder usar o pretexto da sua formação inadequada para lhes negar empregos ", acrescentou.

Segundo ele, esses erros, assim como outros, que são fundamentais, têm uma história longa e terrível, especialmente o comércio transatlântico de escravos, cujas consequências ainda são visíveis.

"A celebração do Dia Internacional de Eliminação da Discriminação este ano tem como objetivo destacar a discriminação sofrida pelas pessoas de origem africana e reflete a proclamação, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, de 2011 como o Ano Internacional das Populações de Origem Africana ", disse Ban Ki-moon.

Ele exortou o mundo a examinar as políticas públicas e as atitudes que perpetuam o racismo.

"Por ocasião deste Dia Internacional, apelo a todos os países-membros, ONG e organismos internacionais, à imprensa, à sociedade civil e a todos os indivíduos a envolverem-se significativamente na promoção do Ano Internacional dos Povos de Origem Africana e a trabalhar juntos na luta contra o racismo, independentemente do tempo ou do local onde ele ocorre", disse o Secretário-Geral da ONU.

-0- PANA AA/BOS/AKA/AAS/CCF/TON 22mar2011