ONU busca opiniões de 12.500 pessoas na Líbia sobre crise no país
Tripoli, Líbia (PANA) - Mais de 12,500 pessoas deram as suas opinões na Líbia sonre o processo político em curso e a solução para se acabar com esta crise no país, segundo a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).
A MANUL recolheu as opiniões de destas pessoas, entre as quais mulheres, jovens, grupos culturais, sindicatos e representantes de pessoas portadoras de deficiências, através de sondagens e consultas pessoais e omline, declarou a representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Hanna Tetteh.
Reiterou o seu compromisso, junto do Conselho de Segurança (CS) da ONU em garantir que o processo político na Líbia seja pilotado pelos próprios líbios e beneficie de um largo apoio do povo líbio.
Esta informação de Tetteh interveio durante a sua participação, terça-geira, à noirte, no quadro dos esforços contínuos da MANUL para elaborar um roteiro que corresponda às expetativas do povo líbio, e à uma discussão Zoom com mais de 160 líbios de diferentes regiões da Líbia e os residentes fora do país, a fim de escutarem os pontos de vista e responderm às suas perguntas.
Acrescentou que o roteiro proposto ela MANUL para superar o impasse político e levar a Líbia para eleições será apresentado ao CS da ONU num próxima reunião d'information em agosto de 2025.
Frisou que cidadãos líbios perderam confiança em todos os organismos existentes e desejam pôr fim às fases de transição.
“A Missão das Nações Unidas e as Nações Unidas na Líbia trabalham com vocês todos os líbios a fim de ultrapassarem alguns desafios. Não podemos apagar o passado, mas, juntos, poder construir um futuro melhor. A transparência é importante , e comprometo-me a resstaurar esta confiança com o povo líbio”, garantiu.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 18julho2025