Agência Panafricana de Notícias

ONU avalia missões de manutenção da paz no mundo

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- As Nações Unidas pretendem adoptar uma nova metodologia para as suas operações de manutenção da paz no mundo, tendo já redigido um documento com as devidas recomendações.
Este documento de 56 páginas intitulado "Um Novo Programa de Parceria" é obra dos Departamentos das Nações Unidas para as Operações de Manutenção da Paz e de Apoio no terreno.
Com várias recomendações para as próximas operações de manutenção da paz das Nações Unidas, o documento constituirá uma base de consultas aprofundadas entre os países-membros e os outros parceiros com vista à elaboração dum novo programa de manutenção da paz.
O novo programa deve reflectir o ponto de vista de uns e de outros", declarou à PANA o responsável onusino Douglas Coffman.
Ele expressou o desejo de que esta iniciativa facilite, de maneira consensual, a adopção pelas diferentes partes interessadas dum programa sobre as prioridades e as necessidades dum novo projecto de manutenção da paz.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou recentemente que esforços estavam em curso para reforçar as operações de manutenção da paz das Nações Unidas de maneira a enfrentar os novos desafios.
"Hoje, temos cada vez mais dificuldades para reunir bastantes capacetes azuis, material e suporte logístico adequado”, afirmou.
Uma das dificuldades encontradas por algumas missões é a violência que caracteriza alguns processos de paz e a inadequação entre a oferta e a procura, acrescentou Ban Ki-moon.
Desde 1948, as Nações Unidas realizaram 63 operações de manutenção da paz no mundo.
Actualmente, mais de 100 mil soldados, polícias e pessoas civis estão em serviço em 19 operações de manutenção da paz da ONU no mundo.