Agência Panafricana de Notícias

ONU apresenta programa da Conferência Inclusiva na Líbia

Trípoli, Líbia (PANA) - O vice-representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, Stephanie Williams, apresentou o Plano de Ação da ONU, em particular o programa da Conferência Nacional Inclusiva (CNI), os resultados desejados e as garantias para a implementação desses resultados.

Num breve comunicado terça-feira, a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) destacou que a CNI é um evento interno líbio destinado a adotar uma carta nacional baseada nos princípios compartilhados pelo povo líbio, um roteiro para acabar com o impasse político e realizar eleições legislativas e presidenciais.

O enviado das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé, anunciou a realização de uma Conferência Nacional Inclusiva, de 14 a 16 de abril próximo, em Ghadamés, no sudoeste da Líbia, com a participação de 120 a 150 personalidades líbias.

O processo político na Líbia saiu do impasse desde o encontro, a  27 de fevereiro último, entre o presidente do Conselho Presidencial, Fayez al-Sarraj, e o chefe do Exército nacional líbio, marechal Khalifa Haftar, em Dubaï, nos Emirados árabes Unidos, sob os auspícios de  Ghassan Salamé.

A CNI inclusiva, um pilar do Plano de Ação  de Salamé, que tropeçou nas diferenças entre os protagonistas, tem como objetivo obter um consenso entre os Líbios sobre a agenda eleitoral, para pôr fim à transição política.

-0- PANA BY/DIM/IZ 27março2019