Agência Panafricana de Notícias

ONU apela às partes em conflito em Darfur para promoverem paz

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, exortou terça-feira todas as partes em conflito de Darfur (oeste ugandês) a cessarem as hostilidades.
Num comunicado publicado em Nova Iorque, Ki-moon aconselhou-as a participarem nos esforços em curso para chegarem a uma resolução pacífica e negociada da crise que abala esta conturbada região ocidental do Sudão desde Fevereiro de 2003.
"Exortamos sempre o Governo sudanês e o JEM (Movimento para a Justiça e Igualdade)a cessarem a violência e regressarem à mesa das negociações e vamos continuar a envidar esforços neste sentido", declarou o SG da ONU.
Ele reiterou o compromisso da Missão Conjunta da ONU e da União Africana (UA) em Darfur (MINUAD) de encontrar uma solução definitiva para o conflito e instaurar a paz e a segurança nesta região.
Ki-moon afirmou que o chefe da MINUAD, Ibrahim Gambari, trabalha em estreita colaboração com o Governo sudanês para levar a calma ao campo de pessoas deslocadas internas de Kalma.