Agência Panafricana de Notícias

ONU apela à calma após confrontos entre Exércitos congolês e rwandês

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Depois dos confrontos de quarta-feira entre tropas da República Democrática do Congo (RDC) e do Rwanda, o representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e chefe da Missão de Manutenção da Paz das Nações Unidas na RDC (MONUSCO), Martin Kobler, apelou aos dois países a restabelecer a calma na zona fronteiriça de Kibumba.

Num comunicado enviado sexta-feira à PANA, Kobler apela aos dois campos à calma e lhes exortou a tomar medidas imediatas para restabelecer a segurança na zona fronteiriça.

Ele encorajou igualmente as duas partes a engajar-se novamente para resolver as questões de demarcação das fronteiras de maneira pacífica, acrescentando que a MONUSCO continua pronta para apoiar qualquer iniciativa com vista a restaurar a estabilidade na zona.

A MONUSCO convidou igualmente o Mecanismo Conjunto de Verificação e Acompanhamento (EJVM) a levar a cabo investigações aprofundadas sobre as circunstâncias do incidente.

O EJVM é um órgão técnico composto por peritos militares da RD Congo e do Rwanda e apoiado pela União Africana e pelas Nações Unidas para resolver, entre outros, os problemas de segurança na fronteira.

-0- PANA AA/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 13junho2014