Agência Panafricana de Notícias

ONU anuncia novo teste para detetar Ébola em 15 minutos

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Um novo kit de teste para identificar a infeção mortal do vírus do Ébola em 15 minutos suscitou a esperança de novos progressos na luta contra a doença, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS), num comunicado.

Segundo a nota, o teste foi desenvolvido pela empresa americana "Corgenix Medical Corporation".

A OMS qualificou o kit de teste de "avanço", sublinhando que será utilizado paralelamente aos outros testes que existem para identificar o vírus do Ébola que matou perto de nove mil e 500 pessoas na África Ocidental, principalmente na Guiné-Conakry, na Libéria e na Serra Leoa.

Anunciou ter dado a sua aprovação ao kit cujo desenvolvimento constitui um progresso essencial, por poder identificar o vírus do Ébola em 15 minutos.

A Agência onusina em matéria de saúde declarou que o kit pode ser utilizado nas regiões remotas, já que o seu uso não necessita de eletricidade ou de um nível elevado de qualificação.

O porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, indicou que o novo teste era "um pouco menos preciso" que o teste PCR, mais longo e cuja utilização deve ser continuada para confirmar as infeções.

"É uma informação realmente importante, porque é o primeiro teste rápido que pode dar resultados em 15 minutos, o que faz dele um grande avanço".

-0- PANA AA/MA/ASA/BEH/SOC/MAR/IZ 22fev2015