Agência Panafricana de Notícias

ONU ajuda África do Sul a enfrentar inundações

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Responsáveis das Nações Unidas (ONU) chegaram à província sul-africana de KwaZulu-Natal no quadro de uma visita de três dias à região devastada pelas inundações.

Na semana passada, o Presidente (sul-africano) Cyril Ramaphosa declarou o Estado de Catástrofe Nacional, para fazer face à crise das inundações, que deixaram mais de 440 óbitos.
 

Milhares de pessoas foram deslocadas e os danos estimam-se em biliões de rands sul-africanos.

O exército confirmou ter destacado 10 mil soldados, para ajudar a manter a segurança e ajudar a região a recuperar das fortes chuvas.

A equipa técnica das Nações Unidas deverá encontrar-se com os responsáveis do Centro Provincial de Gestão de Catástrofes e dos municípios para avaliar em que domínio o sistema de desenvolvimento das Nações Unidas pode ajudar.

O coordenador interino residente da ONU, na África do Sul, Ayodele Odusola, disse que o organismo mundial apoiou a província após as anteriores inundações de 2019 e os motins de 2021 "e continuará a ajudar nos esforços de reconstrução para garantir que ninguém fique desamparado".

-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/DIM/IZ 26 abril2022