Agência Panafricana de Notícias

ONU acha "chocante" situação em hospital na cidade sul-sudanesa de Malakai

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O coordenador humanitário das Nações Unidas no Sudão do Sul, Toby Lanzer, qualificou de “chocante” o que ele viu durante a sua visita ao Centro Hospitalar Universitário de Malakal, no sul do Sudão do Sul, onde ele só viu cadáveres.

Num comunicado transmitido quinta-feira à PANA em Nova Iorque, Lanzer declara que “na semana passada, era um centro funcional que tratava doentes, mas hoje ele se tornou numa concha vazia e silenciosa”.

No termo da sua visita ao hospital, à frente de uma delegação integrada por representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), ele declarou que “não há nada exceto cadáveres. Malakal parece ser um deserto e abandonado”.

A deslocação de Lanzer a este sítio, que se seguiu-se a um recente ataque perpetrado na capital do Estado do Alto Nilo, tinha como objetivo avaliar a situação das pessoas deslocadas pela violência que abala nos últimos meses o país mais jovem no mundo.

O funcionário onusino anunciou que “é triste e indizível ver uma tal situação em que a cidade, que era movimentada e efeverscente, está desertada e abandonada como uma cidade de fantasma”.

Além do hospital, a delegação deslocou-se igualmente à igreja Christ the King Church, onde mais de 800 pessoas deslocadas Internas se refugiaram antes de serem transportadas para o acampamento da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul em Malakal (UNMISS) que acolhe atualmente cerca de 22 mil civis.

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/SOC/FK/DD 28fev2014