Agência Panafricana de Notícias

ONG na Mauritânia denunciam ataques em Gaza

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Fórum Nacional das Organizações de Direitos Humanos (FONADH), um coletivo de cerca de 20 ONG mauritanas, exprimiu a sua "revolta" e "condena sem reserva os massacres pelo Exército israelita de populações civis, entre as quais, mulheres e crianças na Faixa de Gaza".

Numa declaração publicada quinta-feira em Nouakchott, o coletivo das ONG desaprova e denuncia a "ofensiva de grande envergadura lançada há duas semanas, que se traduz por bombardeamentos aéreos, marítimos e uma ofensiva terrestre que fez centenas de mortos e milhares de feridos".

O FONADH revela "crimes de guerra cometidos contra as populações civis" através duma série de "atos violentos, ataques contra hospitais, ambulâncias, escolas, mesquitas e jornalistas".

Ele reclama "o reconhecimento do direito inalienável do povo palestiniano a lutar para a sua emancipação e a sua independência e exprime a sua profunda solidariedade com as populações de Gaza".

O FONADH apela às organizações e às instituições internacionais e aos países engajados com a paz e a justiça a trabalhar juntos para pôr termo o mais breve possível aos sofrimentos das populações de Gaza.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/TON 24julho2014