Agência Panafricana de Notícias

ONG mauritanas apoiam mandado de captura contra Presidente sudanês

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- Várias organizações mauritanas de defesa dos direitos humanos exprimiram domingo a sua "satisfação" na sequência do mandado de captura emitido quarta-feira passada contra o Presidente sudanês, Omar El-Béchir, pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).
Numa declaração divulgada em Nouakchott, estas Organizações Não Governamentais (ONG), designadamente Consciência e Resistência (CR) e SOS Escravos, a Associação Mauritana dos Direitos Humanos (AMDH) e a Associação das Mulheres Chefes de Famílias (AFCF), saúdam o acto do TPI como "uma vitória dos defensores do universalismo face ao atropelo das normas de respeito pela dignidade humana".
Elas declaram, por outro lado, apreciar o trabalho efectuado no início, precisamente "uma instrução paciente e documentada", que revelou o presumível papel do Presidente sudanês na comissão de graves crimes contra a humanidade.
O Presidente Omar El Béchir é objecto dum mandado de captura internacional emitido pelo TPI por "crimes de guerra" e "crimes contra a humanidade" cometidos em Darfur, a conturbada província ocidental do Sudão.