Agência Panafricana de Notícias

ONG ivoirienses condenam atentados contra mulheres na Guiné-Conakry

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- Uma coligação de organizações de defesa e promoção dos direitos humanos na Côte d'Ivoire condenou, quinta-feira, os "actos de barbárie inqualificáveis" perpetrados segunda-feira passsada contra mulheres na Guiné-Conakry.
A Organização não Governamental (NGO) repudiou igualmente as "matanças maciças que não honram África" ocorridas em Conakry durante a repressão duma manifestação popular contra a candidatura do chefe da Junta no poder, Moussa Dadis Camara, à eleições presidenciais.
Na sua declaração lida por Marguerite Yoli Bi do WANEP-CI, as associações femininas denunciaram o "mutismo curioso" dos chefes de Estado africanos face à tragédia que vive o povo guineense.
Além disso, elas pedem a constituição duma comissão de inquérito sob a égide da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da União Africana e das Nações Unidas para situar as responsabilidades e sancionar os autores.
Finalmente, elas exortam a sociedade civil africana a mobilizar-se para a organização de eleições democráticas na Guiné-Conakry "nas quais nenhum membro da Junta deverá participar".