Agência Panafricana de Notícias

ONG denunciam ausência de acordo sobre clima na União Europeia

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- Organizações não Governamentais (ONG) denunciaram a ausência de acordo entre os Estados-membros da União Europeia sobre a ajuda financeira que esta entidade deve dar aos países pobres e, nomeadamente, a África a fim de financiar as medidas de luta contra as mudanças climáticas, soube-se de fontes associativas.
Esta reacção segue-se à reunião de terça-feira, no Luxemburgo, dos ministros das Finanças dos 27 países da UE que se separaram sem consenso sobre um fundo especial de pelo menos 100 biliões de euros que as ONG consideram necessários até 2020 para ajudar os países em desenvolvimento a reduzir as emissões de gás com efeito estufa.
As ONG fizeram questão de manifestar a sua decepção enquanto ocorrem em Bona (Alemanha) as negociações climáticas internacionais com vista a um acordo global na Cimeira de Copenhaga, prevista para Dezembro deste ano.
Para o grupo ecologista Climate Action Network (CAN-Europe), os Estados-membros da UE deverão consagrar, desde já, pelo menos 35 biliões de euros por ano à adaptação dos impactos já inevitáveis da mudança climática nos países em desenvolvimento.
Na ausência de consenso entre os ministros europeus das Finanças sobre este dossiê, o CAN solicita que o assunto seja integrado na agenda da Cimeira dos chefes de Estado e de Governo europeus prevista para quinta e sexta-feira da próxima semana em Bruxelas.