Agência Panafricana de Notícias

ONG condenam libertação pela Mauritânia de ex-porta-voz de organização terrorista

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Vinte Organizações não Governamentais (ONG), das quais as associações mauritanas e malianas dos direitos humanos e a Federação Internacional das Ligas dos Direitos Humanos (FIDH), condenaram a libertação de Sidi Mohamed Ould Mohamed Bounama, ex-porta-voz da organização terrorista islamita Ansar Eddine, pelas autoridades mauritanas, indica uma declaração publicada sexta-feira.

A Ansar Eddine é um dos grupúsculos terroristas que ocuparam o norte do Mali de março de 2012 a janeiro de 2014.

O ex-porta-voz do movimento terrorista islamita, alcunhado Sanda Ould Bounama, é objeto dum mandado de captura internacional emitido com base em queixas das vítimas por graves crimes cometidos em Tombouctou, no Mali, durante a ocuapção jihadista, segundo as ONG.

Este mandado de captura « foi transmitido à Interpol, que informou as autoridades mauritanas», indica a declaração.

« Esta libertação representa um novo golpe duro e uma enorme deceção para as vítimas e as organizações de defesa dos direiros humanos. Se os inquéritos da justiça maliana progredissem com cooperação judicial e de segurança sub-regional, Sanda Ould Bounama estaria a ser ouvido por um juiz maliano. Por isso, nós apresentamos uma queixa em nome de 33 vítimas », escreve uma ONG citando um advogado da Ordem dos Advogados de Bamako.

-0- PANA SAS/IS/FK/TON 07agosto2015