Agência Panafricana de Notícias

ONG antiesclavagista denuncia violências contra seus apoiantes na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O presidente da Iniciativa para o Ressurgimento do Movimento Abolicionista (IRA), uma Organização Não Governamental antiesclavagista e de defesa dos direitos humanos, denunciou vivamente quarta-feira « violências policiais contra os militantes e simpatizantes da organização ».

Os factos denunciados por Birame Ould Dah Ould Abeid, durante uma conferência de imprensa, ocorreram no mesmo dia na cidade de Nouadhibou (norte) onde militantes antiesclavagistas foram reprimidos pela Polícia quando realizavam uma marcha de protesto contra a manutenção em situação de escravatura de seis indivíduos por uma mulher.

Vários militantes da IRA teriam sido feridos pela Polícia, segundo Ould Abeid que critica a atitude das autoridades que, segundo ele, se recusariam a abrir um inquérito sobre este caso.

A Mauritânia adotou uma lei contra a prática da escravatura em 2007, mas as ONG antiesclavagistas e de defesa dos direitos humanos denunciam regularmente casos desta prática, a impunidade de que beneficiam presumíveis autores e « a cumplicidade » da administração e da Justiça do país.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 8set2009