Agência Panafricana de Notícias

OMS África cria comissão sobre saúde das mulheres em África

Lagos- Nigéria (PANA) -- A Presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, deve lançar a 14 de Abril corrente, na capital liberiana, Monróvia, a Comissão sobre Saúde das Mulheres na Região África, no quadro dos esforços para melhorar a saúde das mulheres e reduzir o nível actual e inaceitável de mortalidade materna.
Segundo uma nota do Escritório África da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Comissão multidisciplinar de 18 membros será lançada durante uma cerimónia na qual participarão o director regional da OMS para África, o médico angolano Luís Sambo; o ministro da saúde do Ruanda e actual presidente do Comité Regional para África, Richard Sezibera; e o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Libéria, Ellen Loj.
Ellen Johnson-Sirleaf é a presidente de honra da Comissão sobre Saúde das Mulheres na Régião África.
Em média, uma em cada 26 mulheres na região África está exposta à morte durante o parto contra uma em cada sete mil 300 mulheres nos países desenvolvidos.
Neste quadro, o Comité Regional da OMS para África, durante a sua 58ª sessão em 2008, adoptou uma resolução pedindo, entre outros, que o director regional crie uma Comissão sobre Saúde das Mulheres.
Na sequência desta resolução, o director regional criou a Comissão de 18 membros integrando personalidades políticas de alto nível, incluindo parlamentares, um representante da União Africana (UA), sociólogos, economistas, epidemiologistas, especialistas da saúde pública, pesquisadores e obstetras e ginecologistas.
Os principais termos de referência da Comissão são identificar os factores chaves que influenciam o estado actual de saúde das mulheres nos países situados em África ao sul do Sara e formular as recomendações apropriadas.
As recomendações da Comissão deverão indicar as medidas a serem adoptadas nos planos político, socioeconómico e cultural e a nível dos sistemas de saúde para melhorar a saúde das mulheres e reduzir a mortalidade materna.