Agência Panafricana de Notícias

OMS saúda progressos na luta contra sida em África

Brazzaville, Congo (PANA) - O diretor-regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, Luis Gomes Sambo, declarou sexta-feira, em Brazzaville, que progressos significativos foram registados em África na luta contra o HIV/Sida.

"A nossa região ( África), que, em 2003, tinha uma cobertura de dois porcento em termos de tratamento das pessoas portadoras do HIV, atinge cerca de 49 porcento de cobertura média em 2010", congratulou-se o Angolano Sambo durante uma reunião com o corpo diplomático acreditado no Congo.

Segundo a ONUSIDA (programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para a coordenação da ação de diferentes agências especializadas da ONU a fim de lutar contra HIV/Sida), em 2010, a África Subsariana albergava cerca de 68 porcento das pessoas portadoras do HIV/Sida, ou seja cerca de 22 milhões e 900 mil seres humanos.

Luis Sambo declarou que a África Subsariana fez progressos notáveis em materia de prevenção da transmissão deste vírus da mãe à criança.

O diretor-geral da OMS para África indicou que os níveis de desempenho variam duma sub-região do continente para uma outra.

Na África Central, a taxa de despistagem nas mulheres grávidas é de 21 porcento, na África Ocidental ela é de 27 porcento, enquanto na África Oriental e Austral, a mesma é de 61 porcento.

-0- PANA MB/AAS/MAR/DD 10fevereiro2012