Agência Panafricana de Notícias

OMS defende prevenção de catástrofes em estruturas de saúde

Dakar- Senegal (PANA) -- O representante residente da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Senegal, António Filipe Júnior, exortou terça-feira, por ocasião do Dia Mundial da Sáude, os Governos africanos a adoptar medidas para tornar os estabelecimentos de saúde mais seguros durante as situações de emergência.
"É importante para os Estados anteciparem-se na preparação para minimizar os impactos das catástrofes naturais e os riscos sanitários desde a fase de concepção dos projectos de desenvolvimento", declarou.
O Dia Mundial da Saúde está orientado este ano para o lema "Salvar Vidas, Hospitais Seguros nas Situações de Emergência".
Filipe Júnior indicou que "durante situações de emergência, de catástrofes e doutras crises, o pessoal da saúde, os estabelecimentos e os serviços de saúde são muitas vezes afectados, privando as populações de serviços de saúde vitais para a sua sobrevivência".
"As guerras, as fomes, as inundações, os sismos e as epidemias têm pesadas repercussões na saúde pública, as consequências das catástrofes são muito desastrosas em termos de sofrimentos e de perdas de vidas humanas", indicou.
Para melhor securizar os estabelecimentos de saúde, a OMS propõe um conjunto de boas práticas que incluem a escolha da localização dos novos estabelecimentos de saúde, a concepção e a construção das instalações e a avaliação da segurança dos estabelecimentos existentes.