Agência Panafricana de Notícias

OMS convoca seu Comité de Emergência para discutir sobre poliomielite

Genebra, Suíça (PANA) – A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, convocou uma reunião do Comité de Emergência em aplicação do regulamento sanitário para saber se os últimos desenvolvimentos relativos à propagação do poliovírus constitui uma urgência sanitária pública de alcance internacional, soube a PANA esta segunda-feira junta da agência onusina.

A decisão de convocar o Comité é uma resposta a um pedido dos Estados-membros, durante uma reunião do Comité Executivo da OMS em janeiro último, enviado à diretora-geral para pensar em convocar um Comité de Emergência que devia iniciar as suas consultas esta segunda-feira.

«As discussões deverão durar vários dias e não serão abertas aos médias. No termo dos trabalhos, uma conferência de imprensa virtual vai ser realiada na sede da OMS em Genebra (Suíça)», declarou um conselheiro da OMS.

Pelo menos 10 países são atualmente considerados como os que têm uma transmissão ativa do poliovírus selvagem (nos últimos seis meses)e, em três destes países, a doença está endémica e sete foram reinfetados.

Desde 2012, a transmissão do vírus indígena recuou de forma considerável em dois dos três países endémicos.

No entanto, o poliovírus selvagem continua a propagar-se a nível internacional a partir dos países endémicos e dos Estados reinfetados.

Entre janeiro e abril de 2014, um período geralmente considerado como a época baixa para a transmissão do poliovírus, três novos eventos internacionais de importação do poliovírus selvagem foram detetados, dos quais um na Ásia (do Paquistão ao Afeganistão), no Médio Oriente (da Síria ao Iraque) e na África Central (dos Camarões à Guiné Equatorial).

O Comité de Emergência fará recomendações à diretora-geral da OMS sobre a questão de saber se esta subida da propagação internacional da poliomielite é uma urgência sanitária de alcance internacional e se, em caso de sim, recomendações temporárias são necessárias para reduzir os riscos e as consequências.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/IBA/FK/DD 28abril2014