Agência Panafricana de Notícias

OMS constata recrudescimento da meningite A em África

Dakar, Senegal (PANA) – África conhece atualmente um recrudescimento da meningite meningocócica, denominada “meningite A”, segundo a Organização Mundial da Saude (OMS), citada quarta-feira pela agência especializada “Destinação Saúde”.

O Benin, o Burkina Faso, os Camarões, a Etiópia, o Gana, o Níger, a República Democrática do Congo, o Senegal, o Togo e o Tchad seriam os países onde a meningite A foi mais assinalada.

O Tchad é contudo o país mais afetado por esta epidemia, indica a OMS, que precisa que desde 1 de janeiro deste ano, as autoridades registaram perto de mil casos incluindo 54 mortais. Cinco distritos situados no sul do país conhecem uma situação epidémica.

"O Tchad faz parte dos países que pertencem à 'cintura da meningite', que se estende do Senegal à Etiópia, toda esta parte do continente estando regularmente afetada por epidemias de meningite meningocócica. As infeções acontecem principalmente durante a estação seca, de dezembro a março », lembra a OMS.

Para erradicar este recrudescimento, as autoridades sanitárias constituíram um stock de 752 mil doses de vacinas.

Coordenada conjuntamente pela OMS, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha, uma campanha de vacina deverá arrancar nos próximos dias", anunciou a OMS.

-0- PANA SIL/JSG/MAR/IZ 14abril2011