Agência Panafricana de Notícias

OCI saúda abertura de inquérito na Líbia sobre venda de migrantes

Túnis, Tunísia (PANA) - A Organização da Cooperação Islâmica (OCI) saudou a decisão do Governo líbio de abrir uma investigação oficial sobre os alegados casos de vendas em leilões de migrantes sub-sarianos em certas regiões da Líbia, anunciou a OCI no seu site web.

O secretário-geral da OCI, Yousef bin Ahmad Al-Othaimeen, enfatizou a importância de "acabar com as práticas criminosas e desumanas" a que são submetidos os imigrantes ilegais e levar os seus perpetradores à Justiça, se as investigações provarem a sua veracidade.

Ele pediu, de acordo com a mesma fonte, às autoridades líbias que façam maiores esforços para proteger os migrantes contra violações dos seus direitos em solo líbio.

Também exortou a comunidade internacional a esforçar-se e enfrentar os bandos criminosos que comercializam seres humanos numa violação flagrante do Direito Internacional e Humanitário.

O canal americano de televisão CNN transmitiu, quarta-feira última, uma reportagem filmada com câmara escondida, sobre a existência na Líbia dum mercado de migrantes ilegais subsarianos, lembre-se.

A publicação dessas imagens provocou fortes reações por parte das organizações internacionais, pedindo a abertura dum inquérito imediato e transparente sobre essas graves violações dos direitos desses migrantes. A reportagem também chocou a opinião pública internacional.

-0- PANA YY/IN/DIM/IZ 22nov2017