Agência Panafricana de Notícias

OACI assiste aviação civil da África Central

Brazzaville- Congo (PANA) -- A aviação civil dos paises membros da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) e São Tomé e Príncipe beneficiarão de uma assistência técnica da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), soube a PANA sábado de fonte oficial em Brazzaville.
Um memorando de entendimento sobre este acordo foi assinado sexta-feira em Brazzaville pelos diretores-gerais da Aviação Civil dos países da CEMAC e São Tomé e Príncipe, com vista à segurança da paisagem aeronáutica regional, de acordo com o ministério congolês da Aviação Civil.
Para o efeito, estes países estão a implementar um projeto de criação de uma agência regional de supervisão da aviação civil (ARSA) na África Central.
O memorando de entendimento visa estabelecer uma relação laboral entre as agência nacionais da aviação civil deste espaço geográfico.
Entre outros objetivos, o documento pretende também desenvolver um quadro e um plano de criação da ARSA, incluindo disposições provisórias e a elaboração de um manual de diretivas para a excecução de um programa regional de segurança.
A CEMAC agrupa os Camarões, o Congo, o Gabão, a Guiné- Equatorial, a República Centro-Africana, São Tomé e Príncipe, e o Tchad.