Agência Panafricana de Notícias

O BAD concede à Tunísia 122 milhões de euros

Tunis, Tunísia (PANA) - O Conselho de administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, nesta quinta-feira um empréstimo de 122 milhões de euros a favor da Tunísia para a conclusão de uma ligação rodoviária no norte do país, anuncia um comunicado da referida instituição em Túnis.

O projeto visa reforçar a competitividade da economia tunisina ao satisfazer a crescente demanda ligada ao transporte de mercadorias e pessoas, de acordo com as prioridades do Banco, nomeadamente a "modernização da África" para o do desenvolvimento de zonas industriais exportadoras, o "melhoramento das condições de vida" das populações e a "alimentação da África".

A Tunísia precisa de um investimento total de 277,290 milhões de euros para realizar o projeto rodoviário no norte do país, dos quais 123 milhões serão disponibilizados sob a forma de empréstimo pelo Banco Europeu de Investimento e o restante compete ao Governo tunisino, assinala-se .

O BAD aprovou em junho último um documento sobre a "estratégia de assistência à Tunísia para o período 2017-2021", refere-se.

As intervenções deste banco pan-africano na Tunísia consistem no apoio ao setor industrial, no desenvolvimento do valor agregado e no melhoramento das condições de vida das populações nas regiões prioritárias.

-0- PANA YY/IN/DIM/DD 24nov2017