Agência Panafricana de Notícias

Nuvem de fumo após incêndio de depósitos de combustíveis em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - Densas nuvens de fumo cobriam domingo o céu de Tripoli, capital da Líbia, provenientes do fogo que eclodiu nos tanques de combustíveis localizados no depósito de petróleo na estrada do aeroporto, palco há duas semanas de confrontos armados entre milícias rivais.

Atualmente, o incêndio afeta oito reservatórios, incluindo os que já tinham sido apagados recentemente, devido a tiros de roquetes, indica um comunicado da companhia nacional de petróleo da Líbia, a National Oil Company (NOC).

O fogo começou nas bombas de gasolina, acrescenta o comunicado, sublinhando que sete depósitos que queimam estão reservados à gasolina, enquanto o oitavo é destinado para armazenar petróleo doméstico.

De acordo com a NOC, os depósitos de petróleo estão a queimar desde domingo de manhã quando bombeiros da empresa Brega de comercialização de petróleo, proprietária do depósito, tentaram entrar no local para apagar o incêndio e evitar a sua propagação para outros depósitos, nomeadamente a canalização de gás doméstico.

A NOC advertiu contra os riscos duma maior catástrofe se o incêndio atingir tanques de armazenamento de gás.

O aeroporto de Tripoli é desde 13 de julho passado palco de confrontos entre ex-rebeldes de Zenten, que tomaram o seu controlo após a queda do regime de Muamar Kadafi em 2011, e uma aliança composta pela Câmara das Operações dos Revolucionários da Líbia apoiada pelo ex-rebeldes em Misrata.

Os combates fizeram pelo menos 102 mortos e 452 feridos, incluindo civis, segundo um balanço elaborado pelo Ministério da Saúde.

-0- PANA BY/DIM/TON 04agosto2014