Agência Panafricana de Notícias

Número de refugiados no mundo ultrapassa pela primeira vez 50 milhões, diz ONU

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O número de refugiados, requerentes de asilo e pessoas deslocadas no interior dos seus próprios países ultrapassou, pela primeira vez na história 50 milhões desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Estes dados constam dum novo relatório das Nações Unidas divulgado em Nova Iorque por ocasião da celebração, sexta-feira, do Dia Mundial dos Refugiados.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a guerra na Síria provocou o deslocamento de nove milhões de pessoas que abandonaram os seus domicílios por constrangimento.

As tensões na República Centroafricana (RCA), no Mali, na fronteira entre o Sudão do Norte e o Sudão do Sul, na República Democrática do Congo (RDC) continuam a afugentar vários milhões de pessoas, alertou o ACNUR.

Segundo o seu relatório anual, no fim do ano de 2013, mais de 51 milhões 200 mil pessoas no mundo foram registadas como deslocadas que fogem de perseguições, de conflitos, da violência em grande escala ou das violações dos direitos humanos.

Entre estas 51 milhões 200 mil pessoas forçadas a fugir das suas localidades, 16 milhões 700 mil são refugiados, 33 milhões 300 mil pessoas deslocadas no interior dos seus próprios países, e quase um milhão 200 mil outras são requerentes de asilo cujos casos ainda não foram examinados no fim do período referido, lê-se no documento.

-0- PANA AA/VAO/BAD/TBM/FK/DD 21junho2014