Agência Panafricana de Notícias

Número de óbitos da covid-19 sobe para 36 em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde voltou a registar, segunda-feira, pelo terceiro dia consecutivo, mais uma morte relacionada com a covid-19, o que elava para 36 o número de óbitos provocados pelo novo coronavírus no arquipélago, anunciou o Ministério da Saúde em comunicado.  

A nova vitima mortal da pandemia é um homem de 83 anos com outras doenças associadas e que faleceu no hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia.

Durante a conferência sobre a situação epidemiológica, o diretor nacional da Saúde, Artur Correia, informou que, além do óbito, foram registados, na segunda-feira, mais 24 novos casos de covid-19, dos quais 21 na Praia, um em São Domingos e dois na ilha do Fogo, onde até agora não tinha sido diagnosticado nenhum doente infetatado com o novo coronavírus.

Com esses novos dados, as ilhas de Santiago, Sal e do Fogo são as únicas com transmissão ativa da doença em Cabo Verde. “As restantes ilhas continuam sem casos ativos”, afirmou Artur Correia.

De acordo com a fonte, o país assinalou ainda 19 recuperados, sendo nove no concelho da Praia, dois em Santa Catarina, quatro em São Miguel e quatro em São Salvador do Mundo, o que eleva para 2.336 o numero de pessoas que já recuperaram da doença.

O diretor nacional da Saúde revelou aos jornalistas que, nas últimas sete semanas, Cabo Verde tem tido uma média de 263 casos semanais, com um mínimo de 199 e máximo de 291. Na semana que terminou, o país registou 277 casos.

A nível da Praia, que é o principal foco de transmissão nesse momento, desde há três semanas, mantêm-se num patamar de 194 casos semanais e terminou ontem a semana com 193 casos.

Em relação a ilha do Sal, Artur Correia avançou que desde há cinco semanas, depois de ter passado por dois picos, um de 119 casos e um de 71 casos, tem tido uma média de 27 casos semanais.

A nível global, Artur Correia disse que 80 por cento dos casos são assintomáticos e apenas cinco por cento necessitam de cuidados médicos.

“O número de positivos que nós encontramos e que divulgamos todos os dias são de pessoas que foram submetidas ao teste, se aplicarmos a regra dos 80 por cento dos assintomáticos, quer dizer que estamos a trabalhar na ponta do iceberg. Só conhecemos um bocadinho dos casos que existem na comunidade. Existem muito mais casos na comunidade”, alertou.

Segundo ele, praticamente cinco meses após a confirmação do primeiro caso de covid-19, no arquipélago (19 de março), as autoridades de saúde cabo-verdianas já realizaram mais de 45 mil testes rápidos e 28.900 de PCR.

Com este balanço mais recente, o país passa a contabilizar também 829 casos ativos da doença, 36 óbitos, enquanto duas pessoas estrangeiras, que contraíram a covid-19 em Cabo Verde, foram transferidas para os respetivos países.

-0- PANA CS/IZ 18ago2020