Agência Panafricana de Notícias

Novos navios para ligação e vigilância entre ilhas inauguradas em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Novos navios, recentemente adquiridos pelo Governo, foram inaugurados no fim de semana com uma viagem à volta do arquipélago de São Tomé e Príncipe, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

Tratam-se de três lanchas que farão o patrulhamento da Zona Económica Exclusiva (ZEE), e duas embarcações com capacidade para transportar 450 passageiros cada em quatro viagens ida e volta entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe.

Testemunharam o ato o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, e membros do seu executivo.

A aquisição das embarcações, disse na ocasião Patrice Trovoada abordo de um dos navios, o primeiro-ministro "enquadra-se no âmbito da politica do mar".

Garantiu que os investimentos feitos neste sentido permitirão atrair investidores interessados em explorar o setor pesqueiro.

O chefe do Executivo santomense assegurou que as embarcações estarão sob a tutela do ministério da Defesa e Mar.

"Houve situações de interrupções de ligação marítima entre as ilhas pelo privado devidas à falta de combustíveis. Os privados têm a sua agenda e o Estado deve garantir a sua soberania, temos que ter os nossos próprios meios, isto é que é fundamental", afirmou Patrice Trovoada.

"Sempre que marcarmos passos, sentimos uma alegria. Estamos a trabalhar num contexto de crise e é muito difícil. É com sacrifício que vamos chegar longe", concluiu

-0- PANA RMG/DD 1fev2016