Agência Panafricana de Notícias

Novo presidente de Cabo Verde esperado no Gana

Praia, Cabo Verde (PANA) – O novo Presidente de Cabo-Verde, José Maria Neves, desloca-se, na manhã de sexta-feira, 28 de outubro, a Accra, no Gana, para uma visita oficial ao Gana, apurou a PANA de fonte oficial.

Durante a sua estadia, José Maria Neves serå recebido em audiência pelo seu homólogo ganense, Nana Akufo-Nana, cumulativamente Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), segundo  a mesma um comunicado de impresa.

Durante esta visita de cortesia, a primeira realizada ao estrangeiro na qualidade de Presidente eleito de Cabo Ve4de, ele pretende afirmar, mais uma vez, a importância estratégica que sempre atribuiu à inserção competitiva de Cabo Verde neste espaço regional.

Também pretende exprimir o compromisso de, tão logo que venha a tomar poss, a 09 de novembro próximo, contribuir para o aprofundamento das relações de amizade e cooperação com os países da CEDEAO, sempre tendo em conta as especificidades do arquipelago, enquanto pequeno Estado insular, no contexto regional.

“Duranto o encontro se prevê uma troca de impressão entre os dois líderes sobre os principais temas da agenda pública ao nível da região, em particular, e do continente africano em geral", lê-se na nota.

Conforme ainda o referido comunicado, o encontro será, certamente, uma oportunidade para o Presidente José Maria Neves manifestar o seu apreço pessoal à liderança do Presidente Nana Akufo-Addo junto à CEDEAO e à frente do Gana, e, ao mesmo tempo, expressar o desejo de reforçar as relações entre Cabo Verde e aquela potência regional e africana.

O regresso do Presidente-eleito a Cabo Verde está previsto para o mesmo dia, ou seja, na mesma sexta-feira, 28 de outubro.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) proclamou, sexta-feira última, 22 de outubro, José Maria Neves como o vencedor, logo na primeira volta, das eleições presidenciais ocorridas cinco dias antes, com 95.974 votos dos sufrágios expressos, equivalentes a 51,75 por cento.

Segundo a presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves, José Maria Neves, candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), atualmente na oposição) foi o mais votado, quer a nível nacional (87.379 votos), quer no estrangeiro com 8.595 votos.

Depois dele, seguem o candidato Carlos Veiga, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD), no poder, que obteve um total de 78.612 votos, sendo 72.809 no país e 5.803 no estrangeiro.

Casimiro de Pina foi o terceiro mais votado com um total de 3.346 votos, seguido de Fernando Delgado 2.518 votos, Hélio Sanches 2.185 votos, Gilson Alves 1.410 votos e Joaquim Monteiro 1.403 votos.

A Assembleia Nacional  (Parlamento) marcou para o 09 de novembro próximo, a data de uma sessão especial de empossamento do novo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.

-0- PANA CS/DD 28outubro2021