Agência Panafricana de Notícias

Novo empreendimento turístico garante emprego a 250 formandos em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) vai realizar, nos próximos dias, três cursos de especialização de recursos humanos destinados a 250 formandos que terão emprego garantido no empreendimento turístico Dunas Beach Resort, que abre as portas a 01 de novembro próximo, na ilha do Sal, apurou a PANA de fonte da instituição.

Segundo a presidente da EHTCV, Nádia Firmino, os cursos que irão decorrer de
agosto a setembro na Cidade da Praia e na ilha do Sal serão ministrados a candidatos que já possuem formações em diversas áreas de hotelaria.

Eles irão preencher as 100 vagas disponibilizadas para as áreas de cozinha / pastelaria, 75 para restaurante e 75 para bar/cafetaria nessa unidade hoteleira de luxo (cinco estrelas).

Nádia Firmino revelou que a realização desses cursos de especialização, a serem realizados com base num protocolo entre a EHTCV e o grupo Meliá, gestor do empreendimento, é uma primeira experiência que poderá ser seguida com outras empresas no setor do turismo que tencionam instalar-se proximamente em cabo Verde.

Para além dos formados da EHTCV, o Dunas Beach Resort deverá garantir, quando entrar em funcionamento, mais 450 novos postos (num total de 700) de trabalho na ilha do Sal, o que irá representar uma massa salarial de cerca de 670 milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 609 mil euros).

Esta estância turística de cinco estrelas comporta 1207 moradias, das quais 90 suites, sete vivendas T5 na linha de costa, 47 vivendas T3 e 1063 apartamentos do tipo T1, T2 e T3 com acabamento de alta qualidade e um luxo discreto.

Trata-se de um condomínio fechado, que contempla ainda seis restaurantes temáticos e 14 bares, piscinas comuns e privadas, Spa, ginásio, campos de ténis e espaços comerciais.

Prevê-se, que o empreendimento, um investimento de cerca de 13 mil milhões de escudos (cerca 118,1 milhões de euros), venha a receber, anualmente, em média 86 mil turistas e tenha um volume de negócios de cinco mil milhões de escudos (cerca de 45,5 milhões de euros).

Só com este novo empreendimento, o Estado de Cabo Verde deverá arrecadar mais de dois mil milhões de escudos (1,81 milhões de euros) em receita.

O Dunas Beach Resort é um investimento dos ingleses The Resort Group, que já tem em funcionamento o Tortuga Beach e ainda tem em construção o Lhana Beach Hotel, todos no Sal.

A gestão destes empreendimentos turísticos é da responsabilidade do grupo espanhol Meliá Hotels International.

-0- PANA CS/IZ 07ago2014