Agência Panafricana de Notícias

Novo diretor-geral do BADEA toma posse a 1 de julho próximo

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O novo diretor-geral do Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA), Sidi Ould Tah, será empossado a 1 de julho próximo, soube-se de fonte oficial em Nouakchott.

Atual ministro mauritano dos Assuntos Económicos e Desenvolvimento, Sidi Ould Tah foi designado na semana passada para dirigir o BADEA, instituição financeira de capitais maioritariamente sauditas cuja sede está em Cartum (Sudão).

Este banco visa o reforço da cooperação árabo-africana no plano económico e financeiro, participando no financiamento do desenvolvimento no seio do espaço da África Subsariana, estimulando a contribuição de capitais árabes.

O sétimo plano quinquenal 2015/2019 do BADEA projeta elevar a um bilião e 600 milhões de dólares americanos o volume dos seus compromissos financeiros para o desenvolvimento económico da África Subsariana, ou seja uma melhoria de 60 porcento em relação ao período 2010-2014.

Entre 1975 e 2007, 43 países africanos e 17 organizações sub-regionais aproveitaram o apoio do BADEA avaliado em mais de três triliões e 354 milhões de dólares americanos que serviram para o financiamento de 427 projetos de desenvolvimento, dos quais 30 destinados ao setor privado.

-0- PANA SAS/TBM/IBA/FK/DD 14abril2015