Agência Panafricana de Notícias

Novo chefe de Estado-Maior do Exército burkinabe promete trazer de volta tranquilidade pública

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Burkina Faso, o coronel Gilles Bationo, disse terça-feira, em Ouagadougou, que a sua prioridade é trazer a tranquilidade de volta à população.

"A minha prioridade é trazer de volta a tranquilidade à população. O trabalho começou antes de nós. Vimos contribuir para a construção da paz no nosso país", disse o coronel Bationo, depois do seu emposse, num contexto marcado pelo recrudescimento de ataques terroristas.

"O exército já está na vanguarda. Vamos continuar o trabalho dos nossos antecessores, com o meu método. Não podemos lutar sozinhos. É e será com o concurso da população e dos homens que estão no terreno", acrescentou, pedindo às populações mais colaboração.

O também comandante do Grupo de Unidades Especiais (grupo de intervenção antiterrorista), do Grupo das Forças Especiais e Comandante das Forças de Combate de 1996 a 1999, já exerceu o cargo de chefe do Corpo do Regimento Paraquedista Commando (RPC) de Dedougou (noroeste) entre 2007 e 2011.

Desde 2015, o Burkina Faso enfrentou um aumento de ataques terroristas que deixaram mais de 300 mortos, e milhares de crianças em idade escolar ficaram na rua porque suas escolas fecharam, recorda-se.

Pelas mesmas razões, várias províncias do país estão em Estado de emergência.

-0- PANA NDTDIM/DD 13fev2019