Agência Panafricana de Notícias

Novo Governo italiano autoriza desembarque de migrantes provenientes da Líbia

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A nova coligação governamental italiana vai autorizar o desembarque nos portos italianos de migrantes socorridos ao largo da Líbia.

Este desembarque foi proibido pelo ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, cujo partido, a Liga do Norte (extrema direita), não faz parte da coligação composta do Partido Democrático e do M5S (antissistema).

Os navios das Organizações não Governamentais (ONG) humanitárias que transportam migrantes poderão desembarcá-los, em Itália, sem ter que obter um acordo prévio para um acordo entre Estados- membros da UE para a sua repartição.

A União Europeia está em busca de uma solução perene  para os desembarques dos migrantes socorridos no Mediterrâneo. Os navios de socorros continuam a chegar a Itália e a Espanha.

Muito ocupados com o Brexit, os países europeus não poderão com certeza encontrado uma solução para a crise migratória, antes da cimeira de 16 a 17 de outubro próximo, que deverá ser a última antes da retirada do Reino Unido da União Europeia, fixada por Boris Johnson (primeiro-ministro britânico) para a data de 31 do mesmo mês.

Mas os deputados britânicos votaram quarta-feira uma lei que obriga o Governo a adiar a data da retirada da UE, e rejeitaram a organização de eleições antecipadas, a 15 de outubro próximo.

Enquanto se aguarda pelo fim do debate sobre o Brexit, os Europeus não poderão abordar serenamente o dossiê da crise migratória que exige um acordo para o acolhimento dos migrantes fugidos da Líbia, a menos que a situação seja estabilizada neste país, na sequência de um acordo entre o Governo de Trípoli e a rebelião do marechal Khalifa Haftar.

-0- PANA AK/JSG/FK/IZ  05set2019