Agência Panafricana de Notícias

Novela congolesa sobre discriminações contra mulheres apresentada no Festival de Cannes

Paris, França (PANA) – Uma novela consagrada à luta contra discriminações feitas às mulheres no Congo foi apresentada na categoria de « curta metragem » do Festival Internacional do Filme de Cannes, em França, soube a PANA sexta-feira junto do produtor destas imagens, David Lawson.

Produzida pela representação em Brazzaville, a capital congolesa, do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) , a novela intitulada « Les Boulistes », encenada por Nadège Batou, visa acompanhar a liderança feminina e sensibilizar as populações à problemática do género.

« A novela tem ao mesmo tempo qualidades lúdicas e pedagógicas. Estou convencido de que esta forma de parceria entre uma agência das Nações Unidas e uma imprensa tão potente como a televisão pode permitir-nos influenciar os comportamentos de maneira favorável e sustentável », explicou o representante do FNUAP em Brazzaville, David Lawson.

Ele indicou, por outro lado, que o produtor e o realizador do filme pretendem aproveitar a sua estada em Cannes para obter financiamentos internacionais com vista à concretização e difusão das próximas novelas e de outras obras cinematográficas no Congo.

Mais de 20 filmes estão em competição para a 64ª edição do Festival de Cannes que termina domingo próximo com a atribuição da Palma de Ouro e de outros prémios aos laureados.

-0- PANA SEI/JSG/FK/DD 20maio2011