Agência Panafricana de Notícias

Nove soldados mortos em confrontos armados perto de plataformas petroleiras no leste da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Nove soldados das forças armadas líbia morreram e 11 outros ficaram feridos em confrontos armados entre as forças do Exército nacional dirigidas pelo marechal Khalifa Haftar, e as Brigadas de Defesa de Benghazi (leste), de obediência islamita, registados no fim de semana na região de Ras Lanouf, anunciou no fim de semana o porta-voz do Comando Geral do Exército, o coronel al-Mesmari.

O coronel al-Mesmari declarou igualmente que as tropas observaram 27 veículos militares na Jufra em direção ao deserto conducente à região do Crescente Petroleiro.

De facto, confrontos armados entre as duas partes prosseguiam sábado, terceiro dia consecutivo nas imediações das instalações petrolíferas no golfo de Sirtes (centro) ou Crescente petroleiro, no leste do país.

Forças da Maioria, "al-Saraya para a defesa de Benghazi", lançaram na madrugada de sexta-feira última um ataque contra a rtegião do golfo de Sirtes, que alberga a maioria dos portos petroleiros líbios, tomando o controlo das localidades de Ben Jawad, Naoufliya e Ras Lanouf, que dispõem de um só porto petroleiro e de indústrias petroquímicas.

De acordo com o porta-voz do Comando Geral do Exército, o coronel Ahmed al-Mesmari, as forças armadas líbias não precisam de mobilização geral de momento, visto que, frisou, "tiveram um enorme sucesso e possuem um moral "muito elevado, pois elas controlam a situação nas zonas de combate".

-0- PANA BY/TBM/DD 05mar2017